Guia de Candidato a Caloiro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Guia de Candidato a Caloiro

O nosso SITE: http://www.wix.com/TelmaG/Guia-de-Candidato-a-Caloiro
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  

 

 praxes ---- apartir de uma noticia da sic

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Claudy
Licenciado
Claudy


Mensagens : 61
Data de inscrição : 07/11/2008

praxes ---- apartir de uma noticia da sic Empty
MensagemAssunto: praxes ---- apartir de uma noticia da sic   praxes ---- apartir de uma noticia da sic Icon_minitimeSeg Jan 26, 2009 2:26 pm

oi pessoal ouve uma noticia ke paxou na sic sobre as praxes ja a algum tempo e eu axei interessante comentar tal noticia .. Digam tambem a voxa opiniao .. podiamos fazer tp debate lol!

"Não é, no entanto, necessário qualquer motivo especial para envergar o Traje, sendo prova de uma incrível falta de academismo pretender que deva ser usado apenas em determinados dias, ou em ocasiões consideradas especiais. Mais ainda, será prova de séria incompetência mental perguntar a um estudante porque está trajado, já que não é necessário motivo algum para se estar trajado."


No rescaldo do debate que passou na SIC sobre praxes académicas, sou "obrigada" a deixar bem claro algumas coisas...

- Em muitas universidades pode usar-se o traje sem se frequentar a praxe, pode é haver pequenas diferenças como não traçar a capa, por exemplo, mas não te matam se o fizeres. Cara colega que mandaste um e-mail para a SIC e que és aluna da UM, tenho pena que não saibas que na nossa Academia as coisas funcionam assim. Informa-te. Além disso, o traje não se usa só para praxar como muita gente pensa ;

- Os caloiros pagam muito dinheiro por certas coisas sim, mas os restantes anos também pagam muito por jantares e camisolas/kits de curso... é preciso lucro de umas actividades para se poder fazer outras [ex: montar barracas de curso nas Queimas das Fitas (que no Minho se denomina Enterro da Gata), o que depois dá muito orgulho dizer que "a minha barraca 'tá mais original que a tua"];

- As regras variam de Universidade para Universidade e no Minho, por exemplo, não há praxe durante as refeições como acontece em muitos outros locais, o que é uma óptima medida a meu ver. Penso até que a "culpa" é dos orgãos de gestão, nomedamente do Reitor de cada instituição. Na U.M foi até proibida (de salientar também que nem sempre se põe tudo em prática) a famosa posição de 4 que nem me parece das piores coisas;

- Também não concordo que quem mais reprova suba na hierarquia mas se pensarmos bem também não poderia ser de uma maneira muito diferente;

- O conceito de humilhação varia de pessoa para pessoa e se para mim andar com o cartaz a dizer "besta" pode não ser nada humilhante, para outros pode ser. Vi até recentemente uma caloira grávida na praxe, com a qual não vi qualquer tipo de abusos, e uma senhora com os seus quarenta anos;

- Importa também dizer que realmente é preciso ser praxado para depois praxar, mas os caloiros que agora e noutros tempos tanto criticaram a praxe, na sua maioria, fazem o que tanto criticaram tempos depois;

- Praxe é mais do que se pensa, difícil de explicar, varia de local para local e depende muito de quem nos incute esse espírito;



E, por fim, dou os parabéns à SIC porque referiu várias vezes que não se deve tomar o todo pela parte!



Nota: não sou, DE TODO, uma fanática pela praxe. Discordo até de muitas coisas mas poderei fazer algo, por muito pouco que seja, para o ano para mudar algo com que não concorde.
jocolor jocolor jocolor geek
Ir para o topo Ir para baixo
Sephy
Segundo Anista
Sephy


Mensagens : 24
Data de inscrição : 11/10/2008

praxes ---- apartir de uma noticia da sic Empty
MensagemAssunto: Re: praxes ---- apartir de uma noticia da sic   praxes ---- apartir de uma noticia da sic Icon_minitimeSeg Jan 26, 2009 10:52 pm

Isso tem muito que lhe diga...


Citação :
"Não é, no entanto, necessário qualquer motivo especial para envergar o Traje, sendo prova de uma incrível falta de academismo pretender que deva ser usado apenas em determinados dias, ou em ocasiões consideradas especiais. Mais ainda, será prova de séria incompetência mental perguntar a um estudante porque está trajado, já que não é necessário motivo algum para se estar trajado."
Bem, é a primeira vez que ouço alguém dizer ou sugerir que alguém diz que é necessário uma ocasião especial para usar o traje... (sim vou usar "o traje" e não "o Traje" nem tão pouco "O traje" que eu saiba nomes comuns são para ser escritos com letra minúscula por muita cagança que se queira incutir neles)
Do que eu sei, nenhuma Universidade diz "ah e tal hoje é sexta feira, não podes vir trajado". Há obviamente dias em fomentam a que se venha trajado. O enterro do Caloiro, Baptismos, algumas Universidades fazem inclusive hábito de um dia semanal para a praxe e para se vir trajado já porque pouca gente usa o traje. E porque pouca gente usa o traje sem ser em dias "especiais"?
Isto responde a duas coisas. 1º Porque não é de alguma incompetência mental perguntar a alguém por que vem trajado e 2ª porque este acéfalo que escreveu isto tem a ideia ridícula de que algumas universidades ou pessoas incutem a ideia de que só se traja em dias especiais.
E a resposta é:
O TRAJE É DESCONFORTÁVEL COMO A PORRA!
Simplesmente isto.
Perguntar a alguém porque se vem trajado faz todo o sentido porque aquilo é um sufoco. A capa tem um peso estúpido. Quem não está habituado a sapatos sofre (então o traje feminino). O tecido é grosso, temos gravatas, temos uma camisa apertada até ao pescoço com mais uma vestimenta quente e preta....no inverno ainda há alguns dias que nos podem fazer pensar "olha olha não sujo roupa e vou quente" agora de resto...Safa Rolling Eyes


Citação :
No rescaldo do debate que passou na SIC sobre praxes académicas, sou "obrigada" a deixar bem claro algumas coisas...

- Em muitas universidades pode usar-se o traje sem se frequentar a praxe, pode é haver pequenas diferenças como não traçar a capa, por exemplo, mas não te matam se o fizeres. Cara colega que mandaste um e-mail para a SIC e que és aluna da UM, tenho pena que não saibas que na nossa Academia as coisas funcionam assim. Informa-te. Além disso, o traje não se usa só para praxar como muita gente pensa ;

Em todas as universidades pode-se usar o traje sem se frequentar a praxe.
O traje é a vestimenta académica.
Simplesmente isto. Posto isto, qualquer aluno universitário tem direito a envergar o traje.

Obviamente que ninguém vai achar piada a um gajo que não foi às praxes(ou baptizado por um veterano) aparecer trajado. Porque? Porque é um contra-senso ideológico. O traje representa algo na vida académica. Se não nos identificamos com esse algo porque usar o traje então? Trajar por mera cagonisse? Sim há quem o faça. Metam uma coisa na cabeça: ninguém é obrigado a nada. Querem ser praxados? Sim? Não? Querem ser praxados mas há uma das coisas da praxe com que não concordam/não gostam/etc? Não façam. Se não quiserem ser praxados são obrigados a preencher o famigerado "declaração anti-praxe"? Era o que mais faltava! Querem usar o traje? Usem!

Simplesmente lembrem-se que há pessoas que para elas as praxes são isto ou aquilo e o traje representa isto ou "aqueloutro" (até há quem escreva Traje por isso já estão a ver que há imbecis para tudo). Era o que mais faltava alguém ser impedido seja lá do que for.


Citação :
- Os caloiros pagam muito dinheiro por certas coisas sim, mas os restantes anos também pagam muito por jantares e camisolas/kits de curso... é preciso lucro de umas actividades para se poder fazer outras [ex: montar barracas de curso nas Queimas das Fitas (que no Minho se denomina Enterro da Gata), o que depois dá muito orgulho dizer que "a minha barraca 'tá mais original que a tua"];
Os caloiros pagam? Ok. Laughing
Caloiros que pagam pelos kits de caloiro? LOL.
Gostava de saber então para onde vai o dinheiro destas associações de estudantes para terem que por os caloiros a pagar os kits de caloiro...adiante...Se forem para a uma universidade onde "ah e tal queres ter a t-shirt de caloiro tens que pagar"...é aquela coisa...se querem ser praxados mas não querem comprar nada também estão no direito a isso. Acreditem que as associações de estudantes organizam o suficiente para se não forem idiotas lá conseguem sobreviver sem vender kits de caloiro.

Citação :
- As regras variam de Universidade para Universidade e no Minho, por exemplo, não há praxe durante as refeições como acontece em muitos outros locais, o que é uma óptima medida a meu ver. Penso até que a "culpa" é dos orgãos de gestão, nomedamente do Reitor de cada instituição. Na U.M foi até proibida (de salientar também que nem sempre se põe tudo em prática) a famosa posição de 4 que nem me parece das piores coisas;

- Também não concordo que quem mais reprova suba na hierarquia mas se pensarmos bem também não poderia ser de uma maneira muito diferente;
LOL.
Alunos que não querem que a reitoria mande na universidade Laughing

Citação :
- O conceito de humilhação varia de pessoa para pessoa e se para mim andar com o cartaz a dizer "besta" pode não ser nada humilhante, para outros pode ser. Vi até recentemente uma caloira grávida na praxe, com a qual não vi qualquer tipo de abusos, e uma senhora com os seus quarenta anos;
Ninguém nos obriga a nada. Não querem ser praxados não sejam. Querem ser mas não querem fazer algo em especifico ninguem está no poder de obrigar nada a ninguem...nunca compreendi estas complicações dos abusos e etcs...

Citação :
- Importa também dizer que realmente é preciso ser praxado para depois praxar, mas os caloiros que agora e noutros tempos tanto criticaram a praxe, na sua maioria, fazem o que tanto criticaram tempos depois;
Era o que mais faltava deixar quem não foi praxado praxar. Incompetência da associação de estudantes.


Esta thread é um pouco confusa...não entendi qual é a noticia (onde está?) e os comentários que eu comentei, fora de contexto, é difícil falar....

Era de valor uma opinião dos autores das threads também já agora.
Ir para o topo Ir para baixo
Desu
Licenciado
Desu


Mensagens : 55
Data de inscrição : 11/10/2008

praxes ---- apartir de uma noticia da sic Empty
MensagemAssunto: Re: praxes ---- apartir de uma noticia da sic   praxes ---- apartir de uma noticia da sic Icon_minitimeSeg Jan 26, 2009 11:28 pm

Sephy escreveu:




Esta thread é um pouco confusa...não entendi qual é a noticia (onde está?) e os comentários que eu comentei, fora de contexto, é difícil falar....

Era de valor uma opinião dos autores das threads também já agora.


claudy, o tema é bom, tens é de ter atenção a estes pormenores. quando se coloca uma noticia deve-se sempre colocar o endereço para que os outros utilizadores possam visualiza-la, e desta forma, dinamizar a discussão que dela advém no tópico Smile

faz edit e coloca o endereço Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Diana
Segundo Anista
Diana


Mensagens : 11
Data de inscrição : 14/10/2008

praxes ---- apartir de uma noticia da sic Empty
MensagemAssunto: respostaaaaa   praxes ---- apartir de uma noticia da sic Icon_minitimeTer Jan 27, 2009 5:47 pm

esse tema ai acima (da claudia) e uma curiosidade loooooooooooooool lol! podemos portodo o tp kuriosidades ou nao ?!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





praxes ---- apartir de uma noticia da sic Empty
MensagemAssunto: Re: praxes ---- apartir de uma noticia da sic   praxes ---- apartir de uma noticia da sic Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
praxes ---- apartir de uma noticia da sic
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» curiosidade praxes..origem....
» minha opiniao sobre as praxes

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Guia de Candidato a Caloiro :: O meu espaço :: Outros Temas-
Ir para: