Guia de Candidato a Caloiro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Guia de Candidato a Caloiro

O nosso SITE: http://www.wix.com/TelmaG/Guia-de-Candidato-a-Caloiro
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Como calculo a minha média - informações temporárias

Ir para baixo 
+3
Desu
Mizi
Admin
7 participantes
AutorMensagem
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 39
Data de inscrição : 10/10/2008

Como calculo a minha média - informações temporárias Empty
MensagemAssunto: Como calculo a minha média - informações temporárias   Como calculo a minha média - informações temporárias Icon_minitimeSex Dez 26, 2008 3:34 pm

Em primeiro lugar é preciso compreender três informações em relação à média:

- todas as diciplinas contam
- todas têm o mesmo peso no cálculo da média de acesso
- não somos nós, alunos, que escolhemos os exames que vão contar para o acesso, essa informação é automáticamente escolhida pelo computador em função do melhor resultado para o aluno.


Seguidamente vamos analisar quatro alunos fictícios, o aluno A, B, C e D com diversos resultados e objectivos de acesso


Aluno A

este aluno quer-se candidatar a Economia na Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Economia

Disciplinas:

Português - 16
Ed.Fisica - 17
Inglês - 15
Filosofia - 14
Economia - 17
Matemática - 12
Economia C - 18
Área projecto - 15
Geografia - 16
TIC - 19

média secundário: (16+17+15+14+17+12+18+15+16+19) = 159

Provas de Ingresso

16 Matemática - obteve 135


Classificações Mínimas

Nota de Candidatura: 125 pontos - critério aprovado
Provas de Ingresso: 95 pontos - critério aprovado


Fórmula de Cálculo

Média do secundário: 50%

159 *0.50 = 79.5


Provas de ingresso: 50%

135*0.50 = 67.5



Média Final de acesso: 79.5 + 67.5 = 147




Aluno B

Este aluno quer candidatar-se a Ciências Farmacêuticas na Universidade de Lisboa - Faculdade de Farmácia

Provas de Ingresso

02 Biologia e Geologia (B) - obteve 156 em Biologia
07 Física e Química (Q) - obteve 143 em Quimica

Classificações Mínimas

Nota de Candidatura: 95 pontos - sendo a nota de candidatura 155.75 logo também obteve classificação para se poder inscrever
Provas de Ingresso: 95 pontos - obteve classificação

Fórmula de Cálculo

Média do secundário: 50%

162*0.5 = 81


Provas de ingresso: 50%

( 156*0.25 ) + (143*0.25) = 39 + 35.75 = 74.75



média final: 81 + 74.75 = 155.75



Aluno C

Quer candidatar-se a Medicina na Universidade de Lisboa - Faculdade de Medicina

Pré-Requisitos

Tipo: Selecção
Grupo B - Comunicação interpessoal

Provas de Ingresso

02 Biologia e Geologia (B) - obteve 135 em Biologia
07 Física e Química (Q) - obteve 95 em Quimica
16 Matemática - obteve 165 em Matemática

Classificações Mínimas

Nota de Candidatura: 160 pontos - uma vez que a sua média é inferior a 160 (138.3) o aluno não se pode candidatar
Provas de Ingresso: 100 pontos - uma vez que não obteve 100 em Quimica já não se pode candidatar a este curso

Fórmula de Cálculo

Média do secundário: 50%

145 * 0.5 = 72.5


Provas de ingresso: 50%

( 135+95+165)/3 * 0.5 = 65.8



média final: 138.3 - o aluno não se pode candidatar a este curso


Aluno D

O aluno quer candidatar-se a Dança na Universidade Técnica de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana

Pré-Requisitos

Tipo: Selecção
Grupo I - Aptidão funcional e artística

Provas de Ingresso

Uma das seguintes provas:
02 Biologia e Geologia (B) - não fez exame
10 Geometria Descritiva - obteve 93
12 Hist. da Cultura e Artes - obteve 158
13 Inglês - não fez exame
18 Português - obteve 164


Classificações Mínimas


Nota de Candidatura: 95 pontos - critério aprovado
Provas de Ingresso: 95 pontos - embora a GD não tenha obtido 95 como apena escolhemos uma das provas este critério fica aprovado porque obteve mais de 95 pontos.


Fórmula de Cálculo


Média do secundário: 50

168* 0.5 = 84


Provas de ingresso: 50%

164*0.5 = 82



média final = 84+82 = 166

Nota: no entanto este aluno não poderá candidatar-se a este curso porque ao realizar os pré-requisitos exisgidos o resultado foi : Não Apto


Última edição por Admin em Sáb Dez 27, 2008 2:51 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
https://caloiro.forumeiros.com
Mizi
Segundo Anista
Mizi


Mensagens : 11
Data de inscrição : 01/11/2008

Como calculo a minha média - informações temporárias Empty
MensagemAssunto: Re: Como calculo a minha média - informações temporárias   Como calculo a minha média - informações temporárias Icon_minitimeSex Dez 26, 2008 11:14 pm

affraid affraid a ed.fisica conta pa média confused confused
Ir para o topo Ir para baixo
Desu
Licenciado
Desu


Mensagens : 55
Data de inscrição : 11/10/2008

Como calculo a minha média - informações temporárias Empty
MensagemAssunto: Re: Como calculo a minha média - informações temporárias   Como calculo a minha média - informações temporárias Icon_minitimeSex Dez 26, 2008 11:26 pm

Mizi escreveu:
affraid affraid a ed.fisica conta pa média confused confused

sim.

Eu sei, provavelmente estraga-te a média não é?

é uma disciplina muito injusta, uma pessoa dificilmente consegue um 16 ou um 17, muitas das componentes de avaliação são impossiveis de atingir... mas enfim... logo uma pessoa com média de 18 ou 19, ter ali um 15 ou 16 é muito injusto, mas para quem tem médias de 11, 12, 13, etc, aquele 15 ou 16 sobe-lhe a média. é só isso que o ministério quer...
Ir para o topo Ir para baixo
Hetfield
Caloiro
Hetfield


Mensagens : 7
Data de inscrição : 01/11/2008

Como calculo a minha média - informações temporárias Empty
MensagemAssunto: Re: Como calculo a minha média - informações temporárias   Como calculo a minha média - informações temporárias Icon_minitimeSáb Dez 27, 2008 2:25 am

Mizi escreveu:
affraid affraid a ed.fisica conta pa média confused confused


No meu tempo não contava, no meu tempo as médias de universidade eram mais baixas porque os programas curriculares eram mais exigentes... tinhamos mais disciplinas, mais exames, um maior grau de exigencia... não havia área de projecto nem ed.fisica para subir a nota dos alunos médios e maus...

Chegar a um 18 era muito dificil, chegar-se a 19 era quase impossivel, os 20 serviam para não se darem, porque nem os proprios professores se avaliavam em 20...

mas os critérios de correcção também eram muito mais exigentes...


Eu era o segundo melhor aluno, acabei o sec com média de 16.8 o que para os padrões da altura não excelente, mas era muito bom, o melhor aluno da minha turma acabou o curso com média 17.6 e já era algo excepcional... isto no curso de economia de há 6 anos...

noutra perspectiva vejo como o ensino secundário está cada vez a quebrar-se mais... só se passaram 6 anos e a curva de exigência desceu a pique...

o melhor é que o número de caloiros que não passam do 1º ano também está a aumentar.

resultado: o ministério quer levar os meninos ao colo para chegarem à universidade. muitos de vocês não conseguem porque as médias disparam, os que vão em vez de estarem num auditório com 100 pessoas estão muitas vezes com 300 ou 400. Isto não é ensino saudável para ninguém... como é que as universidades depois conseguem escoar tantos caloiros pendentes? não consegue...


conclusão, só no segundo ou terceiro ano é que conseguem apreciar o vosso mérito, e alguma paz nas aulas, só nesses anos é que vão conseguir fazer grupos de trabalho em que todos os elementos queiram trabalhar....

isso aconteceu com o meu afilhado, enquanto esteve no 1º ano, sentava-se no corredor para assistir às aulas dele, e fazia os trabalhos de grupo, que eram a quatro ou cinco, apenas a dois....


enfim... este é o resultado, por um lado, do facilitismo do ministério da educação, e por outro lado da mentalidade que todos os meninos têm de ser doutores mesmo quando vão fazer da universidade uma instituição de acolhimento diário.

Muitos deles chegam agora com médias de 19, 18 e julgam-se os reis da universidade, isto é mais um problema do facilitismo do ministério e dos critérios de avaliação dos programas curriculares. Estes 18 e 19 não correspondem nem ao grau de inteligência dos mesmos nem ao nível de conhecimento... decoram, despejam nos testes, têm 18 automáticamente... chegam à universidade não se esforçam e depois ou apanham um choque ou ficam eternamente a fazer o 1º ano, isto porque já não têm os preciosos explicadores e os professores nem os nomes deles sabem para lhes poderem pedir mais um valor.

desde há 6 anos para cá o número de pessoas que não leva material escolar para universidade quadriplicou, vão para lá para desfilares e torrar o dinheiro dos papás...


enfim...feliz natal
Ir para o topo Ir para baixo
love**aninhas**
Segundo Anista
love**aninhas**


Mensagens : 17
Data de inscrição : 06/12/2008

Como calculo a minha média - informações temporárias Empty
MensagemAssunto: Re: Como calculo a minha média - informações temporárias   Como calculo a minha média - informações temporárias Icon_minitimeTer Dez 30, 2008 7:47 pm

Obrigada pelas informações, vai-me ser útil






Comecem bem 2009 sem drunken lol!

Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Claudy
Licenciado
Claudy


Mensagens : 61
Data de inscrição : 07/11/2008

Como calculo a minha média - informações temporárias Empty
MensagemAssunto: Re: Como calculo a minha média - informações temporárias   Como calculo a minha média - informações temporárias Icon_minitimeQua Jan 28, 2009 12:17 am

Claudy escreveu:
Mizi escreveu:
affraid affraid a ed.fisica conta pa média confused confused

infelizmente sim



looool lol! *********
Ir para o topo Ir para baixo
Natacha
Caloiro



Mensagens : 1
Data de inscrição : 15/08/2011

Como calculo a minha média - informações temporárias Empty
MensagemAssunto: Re: Como calculo a minha média - informações temporárias   Como calculo a minha média - informações temporárias Icon_minitimeSeg Ago 15, 2011 9:27 pm

OI! So' uma questão, a nota de candidatura é a média do sec (do total das disciplinas todas), ou é a a nota do final das disciplina com o valor da prova de ingresso(fazendo a formula de cálculo dos 50/50)?
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Como calculo a minha média - informações temporárias Empty
MensagemAssunto: Re: Como calculo a minha média - informações temporárias   Como calculo a minha média - informações temporárias Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Como calculo a minha média - informações temporárias
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Pré-requisitos universitários - informações temporárias
» Vou a exame na 1ª chamada dos exames ou na 2ª? - informações temporárias
» minha opiniao sobre as praxes
» Calendário dos Exames 1ª e 2ª fase & Informações
» Informações de prosseguimento de estudos - Informática - Licenciaturas Lisboa e Porto

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Guia de Candidato a Caloiro :: Estudante :: Universidade-
Ir para: