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 1 Futuro 100 Dúvidas - tudo o que precisas de saber

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MensagemAssunto: 1 Futuro 100 Dúvidas - tudo o que precisas de saber   Seg Fev 16, 2009 7:14 pm


  • O projecto 1 Futuro 100 Dúvidas foi elaborado na Escola Secundária de Santa Maria pelas alunas Telma Gonçalves, Cátia Alves, Cláudia Silva e Diana Kuchma, com o principal objectivo de esclarecer dúvidas em relação a dois grandes temas:
    - os exames nacionais de 2009
    - o acesso ao ensino superior








Acetato nº1 e 2: Introdução: Porquê o nome deste projecto? Este projecto tem por objectivo valorizar cada aluno individualmente. Embora existam informações gerais que todos os alunos devem ter conhecimento, sendo essas as que vos vamos transmitir, o problema está, que muitos de vocês ou não conseguem aplicar essa teoria à vossa condição actual, ou estão em condições tão particulares que a teoria não se adequa a vocês.

Para responder a esta vossa necessidade organizamos este projecto em dois temas, nos exames nacionais e no acesso ao ensino superior. Iremos dividir esta palestra em duas partes, fazendo pausas para falarmos sobre as vossas dúvidas.



Acetato nº 3:
• Comecemos então pelas informações sobre os exames, é do conhecimento geral que as informações já estão disponíveis no site do ministério da educação e do GAVE.

• È preciso também ter atenção às datas que são colocadas e não as negligenciar. A partir deste momento os prazos existem e têm de ser cumpridos, cabendo a vocês essa responsabilidade.

• O que vos queremos chamar a atenção é que todos nós, enquanto alunos de 12º ano, vamos dar um grande passo na nossa vida escolar. Vamos, muito provavelmente, ter aulas em auditórios juntamente com 100/300 pessoas e ninguém nos vai avisar quando é o prazo das frequências, nem nada do género. Por isso é sempre bom que vocês se habituem a saber onde procurar a informação necessária e a calendarização dos assuntos que vos são relevantes, sem estarem sempre à espera que alguém tenha a obrigação de vos informar.







Acetato nº 4 e 5: Leitura dos exames correspondentes as áreas de estudo dos alunos presentes.






Acetato nº 6:
• Um outro assunto que é importante falar é sobre os requisitos universitários. Fizemos um inquérito o período passado e de todos os inquéritos que efectuarmos apenas 2 tinham uma ideia do que era um requisito universitário. Basicamente os requisitos universitários dividem-se em duas componentes: ou um atestado médico ou uma prova de aptidão física.

• O nosso conselho é: todos os alunos devem visitar o site do acesso ao ensino superior e verificar se o curso que pensa seguir pede ou não requisito universitário e, consoante o caso, informar-se mais aprofundadamente, para evitar surpresas desagradáveis.








Acetato nº 7, 8 e 9:
• Após termos contactado com diversos alunos apercebemo-nos que a principal dúvida em relação a esta matéria prende-se com a questão de ir a exame na 1ª ou 2ª fase de chamada. Por isso elaboramos este esquema simplificado que passo a ler.
• As considerações que elaboramos são as seguintes: um aluno só deve optar pelo esquema de faltar a um exame para o fazer na segunda fase se for um aluno, no mínimo, que tenha garantia que é aprovado no exame.




Acetato nº 10:
• É necessário explicar o que é um aluno externo.
• No entanto esse exame pode contar para 1ª fase de candidatura à universidade






Acetato nº 11 e 12:
• Isto é um exemplar de um boletim de inscrição de exames.

• Gostaria de vos chamar a atenção para a forma como o preenchem. Isto porque ano após ano sempre assisti a longas filas de espera nas secretarias das escolas muitas vezes derivadas dos alunos em vez que preencherem e entregarem o boletim, são atendidos para que seja outra pessoa a preenche-lo.

• Ora isso é mais um hábito que vocês vão ter de perder no prosseguimento da vossa vida. Vão ter de se habituar a pegar num boletim de preenchimento, ler as instruções, saber interpreta-las e preencher.

• As informações são fáceis de obter como por exemplo o código de exame que os alunos desconhecem e que se encontra, por exemplo, nos horários dos exames. Mais uma vez chamo a atenção para a necessidade dos alunos criarem uma autonomia própria, de modo a lentamente se tornaram mais independentes nos seus assuntos pessoais.

• Neste processo vão também adquirir o Guia Geral de Exames que é um Guia Fundamental para todo o processo de acesso ao ensino superior. Muitas pessoas automaticamente o negligenciam, no entanto ele é fundamental.

• Ler os títulos principais do índice.




Acetato nº13.
• Aqui é necessário compreender que todas as disciplinas contam para a média e que todas as disciplinas têm o mesmo peso no cálculo da média.
• Outro assunto importante e que muitos alunos possuem dúvidas é a diferença entre os exames nacionais e os exames que servem de especifica à universidade. Através do exemplo do acetato explicamos.








Acetato nº15 e 16
• Aqui realçamos a diferença entre um aluno que pretende inscrever-se numa universidade privada ou numa universidade pública. Tomando o exemplo da universidade católica, um aluno interessado em estudar lá deverá informar-se junto da universidade os prazos de candidatura e de inscrição, dirigindo-se lá para os efectuar. Normalmente os prazos das candidaturas nas universidades privadas terminam antes das notas dos exames serem divulgadas como estratégia comercial.
• O aluno que pretende ingressar numa universidade pública tem duas opções: ou por internet e, neste caso, pede uma senha na secretaria da sua escola; ou dirige-se a uma escola em Lisboa para comprar o boletim de inscrição e entregá-lo. Nesse boletim poderá preencher 6 espaços correspondentes a 6 universidades/cursos em que pretende ingressar por ordem de preferência. A morada onde os alunos têm de se dirigir estará presente na internet ou no Guia Geral de Exames.
• Leitura dos documentos necessários.








Acetato nº18 e 19:
• Chamada de atenção para o facto do site do Ministério da Educação ainda não estar actualizado e, portanto, os alunos devem procurar informações noutros locais.
• Ligação à internet e demonstração.
• Relativamente às médias dos últimos colocados é necessário compreender que muitos alunos (dados dos inquéritos ao 12ºano) se estão a guiar pelas médias de 2006 e 2007 que podem não corresponder à realidade. Assim, é fundamental que consultem dados mais actualizados.
• Chamamos também a atenção para a alteração das provas de ingresso em alguns cursos. Conselho: os alunos deverão de consultar este site com o objectivo de verificar se houve alteração nas provas de ingresso do curso que pretende seguir, de modo a que o investimento que faça para os seus exames nacionais seja mais fiel à realidade que os espera.




Acetato nº20:
• Chamada de atenção para a página nº41 do Guia Geral de Exames. Muitos alunos, principalmente da área das ciências, julgam que não podem concorrer a cursos (por exemplo Psicologia) porque o curso pede o exame 17 da MACS. O que os alunos desconhecem é que este código de exame 17, inclui o Exame de Matemática A e B. Ou seja, um aluno que pense que não se pode inscrever, está a ser induzido em erro pelo seu desconhecimento.







Acetato nº21 e 22
• Navegação na internet e explicação aos alunos como podem consultar informações relativamente às médias e ao site da DGES.
• Finalmente “acabei o 12º e agora?”, com este tema pretendemos chamar a atenção dos alunos que, ao contrário do que pensam, a oferta curricular não é muito vasta, na realidade resume-se a CET’S ou Licenciaturas.
• Quem tiver gosto pelo estudo as Licenciaturas, para quem pode, é a melhor opção.
• Para quem não tiver media para entrar no curso que pretende ou quiser optar por uma via profissionalizante os CET’s são a melhor opção. Normalmente durante entre 1 a 2 anos e têm estágio incluído. Dão o nível de profissionalização nível 4. Usualmente os requisitos de entrada nestes cursos são o 11º ano completo e o aluno ter frequentado o 12º ano. Quem obtiver aproveitamento nestes cursos tem preferência de entrada nas licenciaturas da mesma universidade.
• Conclusão, o 12º ano de prosseguimento de estudos não nos dá segurança nenhuma no mundo de mercado de hoje. É preferível estar a vender hambúrgueres com uma licenciatura ou com um curso do que só com o 12º ano.
• Os alunos não devem ficar parados e desistir agora, para quem não obteve aproveitamento escolar ou não pretende continuar a estudar o ideal é tirar um curso profissionalizante que o coloque o mais depressa possível no mercado de trabalho, mas com habilitações para tal
• Os alunos devem esquecer a ideia de que nos jornais há muitos cursos. Existem mas a maior parte deles não são reconhecidos.





Relatório das Palestras



  • 1 Futuro 100 Dúvidas foi um projecto elaborado no âmbito da disciplina de Área Projecto com o objectivo de transmitir aos alunos as informações essenciais de dois grandes temas: Os exames de 2009 e o Acesso ao Ensino Superior.

  • As palestras decorreram nos dias 12 e 13 de Fevereiro com a participação de várias turmas do 12º ano. E embora se tenham verificado alguns contratempos que nos aumentaram o nervosismo e a ansiedade, como uma fuga de gás que quase nos anulou duas palestras ou como algumas dificuldades no acesso a determinados materiais e a ausência da D. Hélia, as palestras decorreram normalmente com o maior sucesso possível dentro das condições que nos foram disponibilizadas.

  • A palestra foi composta pelos quatro elementos do grupo, tendo cada um exercido as suas funções: a Telma como oradora, a Cátia como assistente de computador e a Diana e a Cláudia como fotógrafas.
    O sucesso da palestra não atingiu o nível idealizado pelo grupo devido a dois motivos: por um lado, o facto de algumas turmas não terem podido assistir, tendo mesmo sido anulada uma palestra (13/02 – 12h30) por falta de alunos; por outro lado, o facto da D. Hélia ter sido transferida para outra escola no próprio dia 12, o que impediu um esclarecimento de duvidas mais aprofundado e mais correcto da nossa parte.

  • Em suma, e esquecendo os pequenos contratempos, o balanço final deste projecto é bastante positivo. Isto porque, conseguimos atingir o nosso objectivo fundamental: transmitir ao maior número possível de alunos determinados conhecimentos que consideramos fundamentais. Neste patamar consideramos que as palestras tiveram um efeito eficiente na comunidade escolar abrangida, a qual esperamos que contribua a nossa opinião.


Última edição por Admin em Qui Fev 26, 2009 10:03 pm, editado 2 vez(es)
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love**aninhas**
Segundo Anista
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Mensagens : 17
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MensagemAssunto: Re: 1 Futuro 100 Dúvidas - tudo o que precisas de saber   Qua Fev 25, 2009 12:52 pm

para isto é k deviam d existir grupos d AP Wink

algums duvidax:

- posso faltar assim a um exame? n preciso de justificação?
- onde é k arranjo as informações pa preenxer o boletim de exames?
- onde é k m inscrevo pa universidade
- n percebi bem a diferença entre as inscrixoes pa universidade pulica e privada
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