Guia de Candidato a Caloiro

O nosso SITE: http://www.wix.com/TelmaG/Guia-de-Candidato-a-Caloiro
 
InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Futebol vs Estudos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
katy
Segundo Anista
avatar

Mensagens : 15
Data de inscrição : 14/10/2008

MensagemAssunto: Futebol vs Estudos   Qua Fev 11, 2009 5:51 pm

Estou aqui hoje para apresentar a minha opinião sobre os estudantes de hoje em dia terem mais preocupações com o futebol do que com os estudos.


Não sei se já alguma vez ouviram isto de alguem vosso conhecido mas eu falo por experiencia própria; muita gente que eu conheco se for questionada sobre as coisas que, de futuro, lhe trarão felicidade responde:

"- se o benfica/porto/sporting/... for campeão eu serei feliz"; em vez do "habitual" ter uma mulher, casa e filhos e um bom emprego.

o facto é que as mesmas pessoas que dizem coisas deste género raramente são alunos com boas notas (o que poderá ser uma coincidência ou não)

sendo assim, será que estas pessoas preferem preocupar-se com o futebol em vez de se preocuparem com um futuro a longo prazo na sua carreira professional? será que são assim tão fanaticos que prefiram não estudar mais quando acabam o 12ºano? Preferem ficar sem qualquer qualificação profissional mas verem o seu clube ganhar todos os anos o campeonato? confused confused confused confused confused confused confused

Será que existe assim tal fanatismo sem limites? confused

Serão realmente felizes se isso acontecer mas não tiverem ninguem a vossa volta? se nao iverem com quem o partilhar? confused

Eu pessoalmente acho que não... Evil or Very Mad

Pensem nisto e ajudem me a compreender por existem pessoas assim!

Fico a espera de uma resposta
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Sephy
Segundo Anista
avatar

Mensagens : 24
Data de inscrição : 11/10/2008

MensagemAssunto: Re: Futebol vs Estudos   Sab Mar 21, 2009 6:48 am

Antes de começar, quero por aqui um ponto assente.

Não gosto de futebol. Nunca vi um jogo de futebol. Não tenho clube. Estou-me a borrifar para a selecção.
Há muitos mais como eu.

Começando....


Mas que raio de realidade serrana é essa onde vives? Laughing

Desculpa lá, mas que visão tão redutora, cheia de preconceitos e estereotipada.

Não estava com muita vontade de responder a isto, sinto que estou a ver um epic troll.

Para começar...os estudantes hoje em dia têm mais preocupações com o futebol do que com os estudos? Então eu devo ter vindo de algum pais diferente do teu Laughing Não gosto de futebol e nunca tive turmas com pessoas maníacas por futebol..acho que alguns deles gostavam de futebol, mas regra geral estavam-se a cagar para aquilo.
Havia preocupações mais diversificadas do que o futebol a ocupar tempo de estudo a quem não se sabia gerir.

Os estudantes hoje em dia, como sempre, (esta mania do "hoje em dia..."... como se antigamente não existisse futebol), têm as prioridades muitas vezes trocadas.
Se é com futebol, com televisão, com morangos com açúcar, com surf na sanita, com hobbies afins..é à escolha.
Se fosse SÓ o futebol não era mau.

Gostar de futebol (tal como gostar de literatura de casa-de-banho, ou gostar de, sei lá, jogar no PC, etc) é um hobbie que como todos se houver uma boa gestão de tempo não prejudica os estudos.
Sempre pratiquei desporto por exemplo (nunca futebol Laughing), e tirando alguns torneios de tiro com arco, nunca prejudiquei os estudos por isso. Temos tempo para tudo se realmente quisermos ter.
Estudam menos porque gostam de futebol? Estudam menos porque não querem estudar!
Olha mas que desculpabilização ridícula.




Adiante...conheces muita gente que quando questionada sobre o futuro diz
Citação :
"- se o benfica/porto/sporting/... for campeão eu serei feliz"; em vez do "habitual" ter uma mulher, casa e filhos e um bom emprego
...?

Em primeiro lugar tenho que perguntar isto.
Vives numa aldeia?
Algum sitio estranho onde todos são familiares entre si com nítido excesso de consanguinidade com nomes como Mealhada?

É que por um lado não consigo imaginar "muita gente" a dizer isso, um ou dois labregos provincianos de bigode farfalhudo sim, dai a "muita gente"...bom...não sei onde estudas/vives, mas sai daí que só vais criar cabras e conhecer milhentas pessoas com nomes como "maria" e "ze". Todos com bigode. E gordos. Muitos. Sai daí. A serio.
Por outro lado...espero que não vás para psicologia Laughing
Citação :
" em vez do "habitual" ter uma mulher, casa e filhos e um bom emprego
...?" Laughing Desculpa? Tens a mais pequena noção de que aquilo que tu entendes como "felicidade" para outra pessoa pode ser completamente diferente? Que nem todos querem ter uma mulher/marido, 3 filhos e 2 cães? Que quadro tão típico, até parece uma pintura do Malhoa, só falta o fadista e a sogra viúva Laughing



Citação :
o facto é que as mesmas pessoas que dizem coisas deste género raramente são alunos com boas notas (o que poderá ser uma coincidência ou não)
Isso não é um facto.
É uma inferência tua.
Misturar, como fizeste, as palavras "facto" "coincidência" nesta frase é um contra-senso bestial.
Laughing Segundo essa tua "lógica" eu agora estou a pensar que não deves muito à inteligência...portanto...gostas de futebol?

O "facto" é que o colega de turma mais maníaco por futebol que tive era um gajo com média a rondar o 19 e entrou em medicina (sim 19 no agrupamento de ciencias, e não cá nesses agrupamentos manhosos e fáceis)...lá se vai o "facto".

O que provavelmente queres dizer é que GERALMENTE encontras uma TENDÊNCIA para quem gosta de futebol ter más notas, mas isso já se prende com outras questões sócio-culturais...é que TENDENCIALMENTE quem pertence a certos sub-grupos sociais tem que gostar de um X de elementos para pertencer a esse grupo, e alguns sub-grupos sociais, com pessoas que se estão a lixar para os estudos (porque o factor "lixar para os estudos" é um dos elementos para a pertença no grupo) tem elementos comportamentais de aceitação que muitas vezes incluem gostar de futebol.
Compreendes a diferença?
Claro que "diz-me com quem andas, eu digo-te quem és"...

Citação :
sendo assim, será que estas pessoas preferem preocupar-se com o futebol em vez de se preocuparem com um futuro a longo prazo na sua carreira professional? será que são assim tão fanaticos que prefiram não estudar mais quando acabam o 12ºano? Preferem ficar sem qualquer qualificação profissional mas verem o seu clube ganhar todos os anos o campeonato?
Como disse, quem não estuda não estuda porque está preocupada com futebol. Não estuda porque não quer estudar. Simples.
Não há jogos de futebol do Clube Y todos os dias. Mesmo os maníacos de futebol não falam de futebol 24/7 simplesmente porque também não há muito para falar.
Se formos ver sobre essa tua perspectiva muito individual de ver o problema vamos imaginar outro quadro...eu passo por uma miúda a ler uma Bravo (ok, neste caso é uma pita) e penso como tu pensas em relação ao futebol "será que estas pessoas preferem preocupar-se com a Bravo em vez de se preocuparem com um futuro a longo prazo na sua carreira professional? será que são assim tão futeis que prefiram não estudar mais quando acabam o 12ºano? Preferem ficar sem qualquer qualificação profissional mas verem as suas fofoquices naquele lixo em forma de revista?" Estás a ver o que eu fiz não estás?
Além de que gosto particularmente desta tua frase
Citação :
será que são assim tão fanaticos que prefiram não estudar mais quando acabam o 12ºano?
Volto a perguntar...em que sitio vives? Nunca conheci ninguém que ao acabar o 12º ano pensou "ah e tal não vou estudar mais porque me vou dedicar o resto da vida a falar de futebol..." Deixar de estudar por causa do futebol? Acorda. Vives numa bolha de bifidus activos. Podem não estudar mais porque: Não tem modo de pagar a universidade. Não tem média para a universidade. Não têm condições económicas para estudar e têm que começar a trabalhar a tempo inteiro. Não têm vontade porque não fazem planos de ir para a Universidade. etc. etc. etc.

Existem N motivos para alguém não prosseguir os estudos após o 12º.Ir para a Universidade não é a meta para todas as pessoas. Não é o auge obrigatório da "felicidade". É a lógica dos labregos "sem ires para a universidade ser Doutor não vais ser ninguém".
Não lêem Os Mais no secundário? Não aprendem nada com aquilo?
E dito de um universitário para uma aluna do secundário: Se vens para a universidade a pensar que isto é apenas a continuação do secundário, não venhas. A universidade não é a continuação do secundário. Não venham para cá com "o rei na barriga", com as mesmas posturas, com a mesma mania de que sabem tudo, com a mesma infantilidade que já devia ter ficado no 9º,de que isto é simplesmente "ir estudando e ir fazendo anos e ver até onde vai". Acordem e façam um plano concreto de vida, não coleccionem anos de estudo apenas "porque sim" e porque o papa gosta.

Vou-te contar um episódio peculiar. Daqueles que quando eu digo "acordem para a vida real" é justamente a isto que me refiro.
Tenho um amigo que desde de que o conhecia sempre gostou de carros. Era obcecado. Sabia tudo o que havia a saber de carros, desde marcas a datas até à própria mecânica automóvel. Mal acabou o 9º ano tomou uma decisão.
Não foi para o secundário "normal" e tirou um curso de 3 anos em mecânica automóvel (que lhe deu equivalência ao 12º ano).
Porque?
Porque o objectivo de vida dele não entrava por ir para a universidade. Ele tinha no 9º ano (ao contrário de muitos meninos no 12º ano) a sua vida razoavelmente planificada. Queria ser mecânico e sabia o que fazer para o ser.
Lá acabou o seu curso, e mal o acabou foi contratado.
Hoje em dia trabalha a fazer o que gosta, ao 17 anos estava a fazer o que queria profissionalmente (que é coisa que muita gente não pode dizer que faz,e muitos nunca o vão poder dizer) , faz esporadicamente cursos (pagos pela oficina claro) de especialização como todos os profissionais devem fazer (olá professores do ensino secundário), e tem a vida feita.
Já agora...por causa daquela tua frase "excelente"
Citação :
em vez do "habitual" ter uma mulher, casa e filhos e um bom emprego.
este meu amigo não quer ter mulher nem filhos. Bom emprego tem ele. ( Sim, para ti provavelmente é um mau emprego porque não resulta de um canudo da universidade Laughing ) Mas não quer ter família. Para ele, a felicidade não passa por ter família. Do mesmo modo que ter sucesso profissional não passava por ir para a universidade. Tal como para muitas pessoas o seu conceito de "felicidade" é diferente do teu do mesmo modo que "sucesso profissional" também, nem todos querem as mesmas coisas, e tu não estás mais certa do que ninguém. Mas lá está, como disse, espero que não vás para psicologia Laughing
Citação :
Serão realmente felizes se isso acontecer mas não tiverem ninguem a vossa volta? se nao iverem com quem o partilhar?
Para ti "pessoas com quem partilhar" a felicidade é a mulher/marido e os filhos e cães certo? Pois. Por exemplo para este meu amigo ele tem pessoas com quem partilhar a sua felicidade. Com os amigos dele. O que não investe em relações familiares investe em relações pessoais. Achas que é menos ou mais feliz? Que está mais ou menos correcta a maneira dele viver? Ou de outra pessoa qualquer? Achas que os teus fantasiosos fanáticos por futebol que deixam a escola pelo futebol (Laughing) também estão sozinhos? Não têm por acaso outros fanáticos como eles? E mesmo que não tenham, quem te diz a ti que não são felizes assim? Porque achas que para ser feliz a felicidade tem que ser partilhada? A tua noção de felicidade não é a única, nem tão pouco é "A" correcta maneira de ser feliz. Nem tão pouco é errada. É a tua. Como cada um tem a sua. Se não entendes isto não há muito que possa fazer para que compreendas um conceito tão simples.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Futebol vs Estudos
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» coleção Brasil futebol de ouro
» Centenário da Seleção Brasileira de Futebol - 100 Anos da CBF
» [Brasil] Gol a Companhia Aérea da Seleção Brasileira de Futebol
» Futebol Americano - Seletiva 09 de Abril Sto André-SP
» Wallpapers dos Times de Futebol

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Guia de Candidato a Caloiro :: O meu espaço :: Outros Temas-
Ir para: