Guia de Candidato a Caloiro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Guia de Candidato a Caloiro

O nosso SITE: http://www.wix.com/TelmaG/Guia-de-Candidato-a-Caloiro
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Força aí!!

Ir para baixo 
+5
xxx_xxx
Desu
RaquelCC
Nês
Alexandra_22
9 participantes
AutorMensagem
Alexandra_22
Segundo Anista
Alexandra_22


Mensagens : 12
Data de inscrição : 08/11/2008

Força aí!! Empty
MensagemAssunto: Força aí!!   Força aí!! Icon_minitimeSeg Jun 15, 2009 4:04 pm

Os exames são lançados já amanhã! Eu já paxei por elx mx msm ñ s preocupem pk tmb extou em epoca de exams da universidade k são mt + dificeis affraid


Para kem estuda corre sempre bem. BOA SORTE A TODOS! cheers cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Nês
Segundo Anista
Nês


Mensagens : 13
Data de inscrição : 08/11/2008

Força aí!! Empty
MensagemAssunto: Re: Força aí!!   Força aí!! Icon_minitimeSeg Jun 15, 2009 4:07 pm

obrigada flower

amanhã a esta hora já posso dizer como correu.... ai ai lusiadas... flower

tuudo depende do k sair... study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol! study study study study study study study
Ir para o topo Ir para baixo
RaquelCC
Segundo Anista
RaquelCC


Mensagens : 14
Data de inscrição : 01/11/2008

Força aí!! Empty
MensagemAssunto: Re: Força aí!!   Força aí!! Icon_minitimeSeg Jun 15, 2009 4:11 pm

Alexandra_22 escreveu:
Os exames são lançados já amanhã! Eu já paxei por elx mx msm ñ s preocupem pk tmb extou em epoca de exams da universidade k são mt + dificeis affraid


Para kem estuda corre sempre bem. BOA SORTE A TODOS! cheers cheers


adivinhei e acertei!!! nervosinho miudinho para kem só faz exames raramente Laughing Laughing Laughing Laughing

kuando xegarem á universidade a cada fim de semestre têm exames... uns correm melhor, outros pior, ms vão ver k esse nervoso e essa ansiedade com os exames de 12º ano vai-vos parecer ridicula daqui a uns meses....

e sim... na universidade tmb há pessoas (MUITAS PESSOAS) a dependerem do exame para passarem na cadeira... e acreditem k custa + pagar + um ano na universidade do k no ensino secundário.


os exames nacionais são puros jogos politicos....
Ir para o topo Ir para baixo
Desu
Licenciado
Desu


Mensagens : 55
Data de inscrição : 11/10/2008

Força aí!! Empty
MensagemAssunto: Re: Força aí!!   Força aí!! Icon_minitimeSeg Jun 15, 2009 4:14 pm

study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study

jogos politicos ou não, exames de secundario ou universidade, não quero saber, quero estudar!!! tenho uma média de 18.2 para manter este ano! para o ano posso apenas ter uma media de 13.2 para manter... mas é assim ..

por isso eu
: study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study study
Ir para o topo Ir para baixo
xxx_xxx
Caloiro
xxx_xxx


Mensagens : 3
Data de inscrição : 29/11/2008
Idade : 32

Força aí!! Empty
MensagemAssunto: Re: Força aí!!   Força aí!! Icon_minitimeSeg Jun 15, 2009 4:17 pm

4 exames é um absurdo!!

Sad Sad Evil or Very Mad Crying or Very sad pale affraid scratch Neutral
Ir para o topo Ir para baixo
RaquelCC
Segundo Anista
RaquelCC


Mensagens : 14
Data de inscrição : 01/11/2008

Força aí!! Empty
MensagemAssunto: Re: Força aí!!   Força aí!! Icon_minitimeSeg Jun 15, 2009 4:19 pm

na universidade vão ser 6 ou +.... Twisted Evil Twisted Evil

têm de saer lidar com : pouco tempo, stress, e ansiedade.... e claro, não começarem a desisitir à minima dificuldade que encontrem...



enfim... boa sorte
Ir para o topo Ir para baixo
Deia
Caloiro



Mensagens : 2
Data de inscrição : 15/06/2009

Força aí!! Empty
MensagemAssunto: Re: Força aí!!   Força aí!! Icon_minitimeSeg Jun 15, 2009 7:48 pm

Eu acho que não devemos comparar o secundário com a faculdade...até pq na faculdade estamos a fazer aquilo que REALMENTE gostamos, enquanto que no secundário tamos a dar matéria e ter disciplinas (e mm exames a essas disciplinas) que não nos irão interessar nem ser necessários no futuro...quem corre por gosto não cansa. Agora correr por obrigação...não ajuda!

O que interessa é que, independentemente de ser para o secundário ou ensino superior, todos nós nos estamos a esforçar para fazer o melhor possível e que sabemos. E isso já conta muito!!

Força nisso pessoal!! Vamos mostrar que as médias baixas a português, matemática, FQ, e watever são águas do passado...vamos mudar a história?!? Bora!!

BOA SORTE!
Ir para o topo Ir para baixo
Desu
Licenciado
Desu


Mensagens : 55
Data de inscrição : 11/10/2008

Força aí!! Empty
MensagemAssunto: Re: Força aí!!   Força aí!! Icon_minitimeTer Jun 16, 2009 2:25 pm

Deia escreveu:
Eu acho que não devemos comparar o secundário com a faculdade...até pq na faculdade estamos a fazer aquilo que REALMENTE gostamos, enquanto que no secundário tamos a dar matéria e ter disciplinas (e mm exames a essas disciplinas) que não nos irão interessar nem ser necessários no futuro...quem corre por gosto não cansa. Agora correr por obrigação...não ajuda!

O que interessa é que, independentemente de ser para o secundário ou ensino superior, todos nós nos estamos a esforçar para fazer o melhor possível e que sabemos. E isso já conta muito!!

Força nisso pessoal!! Vamos mostrar que as médias baixas a português, matemática, FQ, e watever são águas do passado...vamos mudar a história?!? Bora!!

BOA SORTE!

Tu estás a fazer um erro que quase 90% das pessoas fazem. Que é achar que ao seguir estudos na universidade vamos estudar única e exclusivamente aquilo que gostamos, logo vamos ser bem sucedidos. O que, segundo esta lógica, poder-se-ia aformar que gostar daquilo que estudamos seria o recipiente mágico para o sucesso.

enganas-te!

Para se te sucesso é preciso muito mais do que simplesmente gostar (embora isso seja, logicamente o 1º requisito), é preciso estudar, ser-se inteligente nessa área, ser-se dedicado e aplicado, trabalhar-se muito, etc, etc, etc...


por outro lado...

Seja qual for o cuso que vás seguir, hás-de encontrar sempre um conjunto de disciplinas que adoras e outras que detestas... e isto há-de-te acontecer na licenciatura no mestrado no doutoramento e inclusive na tua vida profissional. por muito que uma pessoa goste do que faz, há sempre uma tarefas que não se gosta.

As pessoas têm de ter presente esta realidade, e saber lidar com a frustação que dela advém. É uma ilusão pensarmos que de agora em diante vamos só fazer exames sobre matérias de que gostamos.


Quanto ao "correr por obrigação" que tu mencionas-te, sinto-me no dever de ter lembrar que o ensino obrigatorio acabou no 9º ano... quem, por enquanto, segue estudos é porque gosta,ou quer. Assim, seguindo a tua lógica quem corre por gosto não cansa.

enfim... que com este texto não fique entendido que eu não valorizo as pessoas que estudam porque gostam... se há coisa que as nossas universidades estão cheias é de jovens que estão ali, porque não estão noutro lado qualquer. E essa realidade entristece-me. o curso que pretendo seguir é por gosto, embora saiba que em certas cadeiras vou ter algumas dificuldades, lanço-me nele por gosto e dedicação.

DESU
Ir para o topo Ir para baixo
Deia
Caloiro



Mensagens : 2
Data de inscrição : 15/06/2009

Força aí!! Empty
MensagemAssunto: Re: Força aí!!   Força aí!! Icon_minitimeTer Jun 16, 2009 5:44 pm

Acho que me percebes-te mas a realidade é que eu não deixo de ter razão. Se tu estiveres na Universidade porque queres e no curso que queres, mesmo não gostando de todas as disciplinas, tás a ter algo que é o que queres e o que gostas, mais do que no secundário. Que tou a ter AP e não preciso, tou a dar matéria a Matemática que não preciso, tou a ter Português e não preciso (apesar do português ser sempre necessário).

O sentido de "correr por obrigação" é que faço exames que não preciso, por exemplo, Português. Não preciso para o acesso à faculdade e o exame só me serve para baixar a média (apesar de ter sido fácil...mas veremos).

Tens de concordar que não podemos comparar os exames que se faz no ensino superior com o que se faz no ensino básico...é só isso que quero dizer. Nós temos três exames (e se, quem como eu, decidir ir fazer a FQ e a Biologia tem 8 livros pa estudar, fora os de Matemática e Portugês) e sinceramente não acho que tenha lógica deitarem-nos abaixo, a dizer que isto comparado com a Universidade não é nada...tipo nós havemos de lá chegar (quem decidir continuar) e quem esteve na Universidade já passou por isto e sabe o stress e o mau que isto é, portanto deveria compreender e pensar um bocadinho naquilo que diz. Acho que fazem muito bem em alertar-nos, mas também podiam dizer isso noutra altura. Não agora que andamos cheios de stress...mas são opiniões. E obrigada pelos conselhos ;D

Agora vou por-me a estudar...

I love you

Desu escreveu:
embora saiba que em certas cadeiras vou ter algumas dificuldades, lanço-me nele por gosto e dedicação.

DESU
Quem corre por gosto não cansa...
Ir para o topo Ir para baixo
Desu
Licenciado
Desu


Mensagens : 55
Data de inscrição : 11/10/2008

Força aí!! Empty
MensagemAssunto: Re: Força aí!!   Força aí!! Icon_minitimeTer Jun 16, 2009 11:57 pm

Deia escreveu:
Acho que me percebes-te mas a realidade é que eu não deixo de ter razão.

porquê dizer-te que não, se estás convencida que sim? se seguires estudos logo verás...


Deia escreveu:
Se tu estiveres na Universidade porque queres e no curso que queres, mesmo não gostando de todas as disciplinas, tás a ter algo que é o que queres e o que gostas, mais do que no secundário. Que tou a ter AP e não preciso, tou a dar matéria a Matemática que não preciso, tou a ter Português e não preciso (apesar do português ser sempre necessário).


sim, AP, serve apenas para subir a média e não serve de muito ou nada para o ensino secundário, à excepção se tiveres uma professora como a minha que para além da disciplina, nos ensinou a fazer trabalhos para a universidade. o facto de ela própria ser professora universitária ajudou. agora quanto ao raciocinio matemático se estás na área de ciencias duvido muito que não precises dele, hoje em dia até a sociologia tem estatistica aplicada, o que é sempre uma cadeira que te prepara para a investigação.


Deia escreveu:
O sentido de "correr por obrigação" é que faço exames que não preciso, por exemplo, Português. Não preciso para o acesso à faculdade e o exame só me serve para baixar a média (apesar de ter sido fácil...mas veremos).

tudo o que faça parte do processo avaliativo é uma "obrigação" que tu escolheste. dizeres-me isso é o mesmo que dizer: escolhi ir fazer a maratona, mas ter de correr é uma obrigação que não gosto.... da mesma forma que correr é importante para chegar à meta que tu dicidis-te alcansar, os exames são essenciais para terminar o ensino secundário que tu dicidis-te fazer....

por isso... a tua queixa continua sem fazer sentido.... principalmente porque achas que isso vai mudar....

Deia escreveu:
Tens de concordar que não podemos comparar os exames que se faz no ensino superior com o que se faz no ensino básico...é só isso que quero dizer. Nós temos três exames (e se, quem como eu, decidir ir fazer a FQ e a Biologia tem 8 livros pa estudar, fora os de Matemática e Portugês) e sinceramente não acho que tenha lógica deitarem-nos abaixo, a dizer que isto comparado com a Universidade não é nada...tipo nós havemos de lá chegar (quem decidir continuar) e quem esteve na Universidade já passou por isto e sabe o stress e o mau que isto é, portanto deveria compreender e pensar um bocadinho naquilo que diz.


eu sou aluna do 12º ano tal como tu... e infelizmente fico muito ansiosa com os exames... o que me vale é o meu marido que desvaloriza a minha situação com a intensão de me encaixar na realidade.... e principalmente para eu não sofrer para o ano..

assim... se eu pensar qua a universidade é muito dificil quando lá chegar, tudo o que facilitar para mim vai ser uma cereja no topo do bolo. pelo contrário, se eu achasse que os exames nacionais fossem o suprassumo da avaliação e que a universidade fosse fácil.. ia lá chegar e ter um choque....

apenas para teres uma noção só cerca de 30% das pessoas que entram na universidade é que passam para o 2º ano com o 1º totalmente feito sem lhes falar nada. é pouco... muito pouco... não há sistema rigoroso de faltas, há muita liberdade os professores não nos conhecem a maior parte das vezes, julgamos que é ir só as frequencias, e depois... surpresa de 6 cadeiras temos positiva em apenas 2 ou nenhuma...



mas enfim... em relação aos 8 livros para estudar, mais o portugues e a matematica... mais uma vez estás enganada, mas isso vou deixar que seja o meu marido a dar o exemplo dele...

lol! lol!
Ir para o topo Ir para baixo
love**aninhas**
Segundo Anista
love**aninhas**


Mensagens : 17
Data de inscrição : 06/12/2008

Força aí!! Empty
MensagemAssunto: Re: Força aí!!   Força aí!! Icon_minitimeQua Jun 17, 2009 12:12 am

obrigada k eu bem prexiso pale
Ir para o topo Ir para baixo
Sephy
Segundo Anista
Sephy


Mensagens : 24
Data de inscrição : 11/10/2008

Força aí!! Empty
MensagemAssunto: Re: Força aí!!   Força aí!! Icon_minitimeQua Jun 17, 2009 12:43 am

Deia escreveu:
Acho que me percebes-te mas a realidade é que eu não deixo de ter razão. Se tu estiveres na Universidade porque queres e no curso que queres, mesmo não gostando de todas as disciplinas, tás a ter algo que é o que queres e o que gostas, mais do que no secundário. Que tou a ter AP e não preciso, tou a dar matéria a Matemática que não preciso, tou a ter Português e não preciso (apesar do português ser sempre necessário).

O sentido de "correr por obrigação" é que faço exames que não preciso, por exemplo, Português. Não preciso para o acesso à faculdade e o exame só me serve para baixar a média (apesar de ter sido fácil...mas veremos).

Tens de concordar que não podemos comparar os exames que se faz no ensino superior com o que se faz no ensino básico...é só isso que quero dizer. Nós temos três exames (e se, quem como eu, decidir ir fazer a FQ e a Biologia tem 8 livros pa estudar, fora os de Matemática e Portugês) e sinceramente não acho que tenha lógica deitarem-nos abaixo, a dizer que isto comparado com a Universidade não é nada...tipo nós havemos de lá chegar (quem decidir continuar) e quem esteve na Universidade já passou por isto e sabe o stress e o mau que isto é, portanto deveria compreender e pensar um bocadinho naquilo que diz. Acho que fazem muito bem em alertar-nos, mas também podiam dizer isso noutra altura. Não agora que andamos cheios de stress...mas são opiniões. E obrigada pelos conselhos ;D

Agora vou por-me a estudar...

I love you

Desu escreveu:
embora saiba que em certas cadeiras vou ter algumas dificuldades, lanço-me nele por gosto e dedicação.

DESU
Quem corre por gosto não cansa...

Quem me dera a mim ainda dizer "8 livros para estudar"....Regra geral tenho 2 livros por cada disciplina, alguns tenho 3... mas se realmente fosse estudar tudo o que deveria...só para uma cadeira tenho 5 livros, para outra tenho 3, para outra mais 3, para uma tenho outros 5...claro que não vou comprar estes livros todos, simplesmente não há dinheiro para isto. Aqui entram as fotocopias.
Claro que além dos livros temos os acetatos e os "resumos" que cada professor disponibiliza. Os livros por si só são inúteis, ninguém quer papagaios que decorem livros e os despejem na frequência, nem decorar o livro vai servir paraa responder a nada; os resumos e acetatos por si só inúteis são, falta os livros para suporte teórico dos mesmos caso contrário seriamos burros a olhar para um palácio.
A minha pasta com material de estudo em formato digital (apontamentos, resumos, slides da aula, etc) do 1º ano tem uns fofos 1.57 Gb de tamanho Laughing uma pasta com 1.57 Gb de tamanho só com documentos word...acho que tens uma ideia da quantidade de informação que tenho que saber. Milhares de páginas completamente escritas Laughing


Tenho que saber como quem diz...posso decorar temporariamente o necessário para passar à cadeira, ir fazendo anos, acabar o curso....e ser um zé-ninguém como tantos outros que também têm um canudo certo? Ter uma licenciatura hoje não é nada. Todos têm. Então em Portugal onde vinga a ideia saloia e cagona do "Drº" antes do nome. Sermos diferentes dos outros milhares de zés que todos os anos se formam, isso sim é o importante.

Preparem-se para ter mais que estudar.
A universidade não é difíci, o problema não é a dificuldade em si, é a quantidade de trabalho. Ok a frequência de biologia e genética é fácil....é verdade, mas tenho 2 livros, um deles em inglês com mais de 1250 páginas , dezenas de "resumos", apontamentos, etc que fazem o mesmo volume do livro de 1250 páginas...a frequência é difícil? não. mas ser bom na matéria dá trabalho, muito mesmo muito. E digo esta disciplina como digo outra qualquer. Ter um canudo não é nada de mais...posso não ler livro algum, tentar perceber os resumos sozinho e ler na diagonal...tenho 9.5 em principio...passo...repito a todas as disciplinas e ao fim de 3 anos sou Drº....e que merda de Drº. Um zé que não sabe nada.

Imagino os professores de secundário, indivíduos frustrados profissionalmente a quererem levar-se a sério e a validarem-se entre si a exigirem metas absurdas dos alunos.
A universidade exige outro tipo de metas.

Mas que vos vão partir em dois. Garanto-vos.


Volto a lembrar. Meus e-amigos, eu sei eu sei que a vossa mama quer ter conversas nos jantares de família em como a princesa dela está na universidade, em como a princesa tem uma licenciatura...é assim que nós somos, pacóvios e labregos.
Mas relembro...O ENSINO OBRIGATÓRIO ACABA NO 9º ANO.
Isso sim é obrigatório.
Só está no secundário quem quer. Só vai para a universidade quem quer.
Quem acha que o único caminho para o sucesso profissional é a universidade, é um imbecil conformista. A universidade é um dos muitos caminhos. Há outros que dão tanto ou mais sucesso profissional (e alguns até dão títulos também vejam lá!)
A UNIVERSIDADE NÃO É UMA EXTENSÃO DO SECUNDÁRIO. Metam isto na cabeça. Muita gente vai para a universidade "porque sim". Porque foi para o secundário, e agora simplesmente continua a estudar até não haver mais, porque sim, simplesmente porque sim. Isto não é ter objectivos. Isto é pura estupidez. A universidade não é "saímos da escola dos pequeninos e agora vamos para a escola dos crescidinhos Lo0o0o0o0l vou já por o meu curso no nick do msn"


Ah outra coisa. Sim, há cadeiras inúteis na universidade também. Até há aulas inúteis. Nem fazem ideia de quantas. Laughing preparem-se
Ir para o topo Ir para baixo
LilianaO
Segundo Anista



Mensagens : 10
Data de inscrição : 06/01/2009

Força aí!! Empty
MensagemAssunto: Re: Força aí!!   Força aí!! Icon_minitimeQui Jun 18, 2009 12:53 am

Subscrevo tudo.
A etapa que se estão a preparar para iniciar não vai ser nada fácil. Quando chegamos à faculdade descobrimos que muitas das nossas crenças, pelas quais antes de lá entrarmos poríamos as nossas mãos no fogo por acreditarmos piemente que são verdadeiras, afinal não são bem como pensávamos, mas também sou da opinião que agora estão num momento de puro stress, pensando nas consequências que poderão advir de uma melhor ou pior prestação nos exames nacionais, e que agora precisam de tudo menos de mais preocupações sobre como vai ser daqui a uns meses. Isso a seu tempo virá.
Até lá, força com os exames Smile

LilianaO
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Força aí!! Empty
MensagemAssunto: Re: Força aí!!   Força aí!! Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Força aí!!
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Guia de Candidato a Caloiro :: Estudante :: Exames Nacionais 2009-
Ir para: